Avaliação

A avaliação da aprendizagem é entendida como instrumento indicador dos níveis de alcance dos estudantes em relação aos objetivos traçados ao longo do processo ensino-aprendizagem. Assim, os resultados obtidos apontam aspectos relevantes, para um possível replanejamento e retomada, que gerem os ajustes necessários ao êxito do trabalho pedagógico.

Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental:

Nos quatro níveis da Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental, observam-se diferentes domínios das áreas curriculares – formação pessoal e social, expressão e comunicação, conhecimento de mundo – através de uma leitura globalizante e contextualizada. Assim, os resultados da avaliação da aprendizagem serão expressos em relatórios descritivos, não havendo atribuição de notas.

Ensino Fundamental ao Ensino Médio:

Desde o 2º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, a avaliação é de natureza diagnóstica, continuada, diversificada, formativa e autoavaliativa, englobando aspectos qualitativos e quantitativos do desempenho escolar do estudante ao longo do ano letivo.

O processo avaliativo da nossa escola objetiva coletar dados sobre o aproveitamento e desempenho de cada estudante, com o propósito de aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem, levando, quando necessário, a uma retomada do fazer pedagógico de modo a possibilitar o alcance dos objetivos propostos, tendo em vista a individualidade e particularidade de cada estudante.

A organização das ações de avaliação é estabelecida em etapas trimestrais, quando será observado o desenvolvimento do trabalho pedagógico, do processo de aprendizagem e do aproveitamento do estudante.

A dinâmica desse processo se dará por: Atividades Avaliativas das Unidades (AV);

Compromisso do Estudante (CE);

Atividade Parcial do Trimestre (AP) e Recuperação Simultânea (RS);

Atividade Final do Trimestre (AF).

Para o cálculo da média trimestral, as Atividades Avaliativas das Unidades e o Compromisso do Estudante (AV + CE) formam um bloco de 10 (dez) pontos, que serão somados à pontuação das Atividades Parciais do Trimestre (AP) e Finais (AF). Esse somatório totaliza um bloco de 30 (trinta) pontos, que será dividido por 3 (três) e cujo resultado deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) para constituir média satisfatória.

Ao término do ano letivo, será formulada a média anual, que englobará os resultados alcançados em cada um dos trimestres.

Assim, serão promovidos os estudantes que obtiverem a média anual igual ou superior a 7,0 (sete), resultante da média aritmética dos resultados dos I, II e III trimestres e que tenham frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento).

Submeter-se-á ao processo de recuperação final, após o III trimestre, o aluno cuja média anual seja igual ou superior a 2,0 (dois) e inferior a 7,0 (sete). Nesse período, os estudos desenvolvidos terão caráter cumulativo das atividades e conteúdos trabalhados para a formação das principais competências de cada ano ou série.

Após a Recuperação Final, a média necessária para aprovação passa a ser 6,0 (seis), calculada pela média aritmética entre a média anual e a atividade final de recuperação.

Encerrando o processo avaliativo, o aluno com média anual final inferior a 6,0 (seis) será considerado retido.

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