Economia Doméstica

Além de todas as disciplinas previstas nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica, o Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Escola Doméstica oferecem algumas disciplinas diversificadas para a formação de suas alunas, tais como Etiqueta, Técnicas Culinárias, Organização do Lar, Casa de Prática e Puericultura.

A estrutura curricular do departamento de Economia Doméstica inclui:

6º ano – Etiqueta Social e Profissional – uma aula semanal.

7º ano - Técnicas Culinárias e noções de nutrição – duas aulas semanais

Etiqueta Social e Profissional – uma aula semanal.

8º ano - Técnicas Culinárias e noções de nutrição – duas aulas semanais

Etiqueta Social e Profissional – uma aula semanal.

9º ano - Técnicas culinárias e noções de nutrição – duas aulas semanais

Estágio de Casa Prática – cinco aulas no ano.

1º série – Puericultura técnica e prática – uma aula semanal e uma semana de Estágio.

As aulas de Técnicas Culinárias conscientizam as alunas da importância de uma alimentação saudável e orientam na elaboração e preparação de cardápios nutritivos, diante da grande oferta alimentar no mercado.

A alimentação saudável contribui e muito para uma melhor qualidade de vida. Ela é a ingestão de, principalmente, alimentos naturais em nossas refeições diárias. Para isso, é necessário a absorção de açúcares, carnes, ovos, hortaliças, frutas, legumes, leite, óleos, massas, raízes e tubérculos. A quantidade necessária para a alimentação saudável varia para cada organismo, já que é levado em consideração a altura, a idade, o peso e a saúde de cada indivíduo, além das atividades físicas praticadas.

Os carboidratos fornecem energia para o corpo, as gorduras fornecem energia e auxiliam no transporte de vitaminas. As vitaminas, por sua vez, exercem função auxiliar no bom funcionamento do organismo, enquanto as fibras, em geral, normalizam o funcionamento do intestino, controlam a glicose e o colesterol do sangue e ainda dão a sensação de saciedade. E a água hidrata o organismo e auxilia no transporte dos nutrientes.

Uma vida com hábitos alimentares desequilibrados pode provocar diversos problemas na saúde de um indivíduo, como estresse, cansaço, obesidade, hipertensão, diabetes entre muitos outros problemas.

Portanto, uma alimentação saudável é aquela que reúne todas as substâncias químicas de que o corpo precisa para funcionar corretamente. Requer muita diversidade de ingredientes em todas as refeições, com equilíbrio entre carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

Os carboidratos fornecem energia para o corpo,

as gorduras fornecem energia e auxilia no transporte de vitaminas, as vitaminas exercem função auxiliar no bom funcionamento do organismo, as fibras, em geral, normalizam o funcionamento do intestino, controlam a glicose e o colesterol do sangue e ainda dão a sensação de saciedade e água hidrata o organismo e auxilia no transporte dos nutrientes.

Uma vida com hábitos alimentares desequilibrados podem provocar diversos problemas na saúde de um indivíduo como estresse, cansaço, obesidade, hipertensão, diabetes entre muitos outros problemas.

Conheça alguns vilões da alimentação saudável:

Produtos industrializados: Eles são pobres em nutrientes e ricos em gordura, sódio e açúcar.

Salgadinhos e frituras: O principal problema dos salgadinhos de pacote são os altos índices de sódio, que podem provocar a elevação da pressão arterial. Já as frituras têm muita gordura, que colabora para o ganho de peso.

Refrigerantes e sucos artificiais: Bebidas com alto teor de açúcar são pobres em fibras e micronutrientes. Contêm aditivos (como os corantes) e sódio. São considerados grandes vilões do sobrepeso e de novas cáries.

Maionese, ketchup e mostarda: Além de muito calóricos, têm altos teores de gordura total e de gordura saturada, açúcar, sódio e aditivos químicos. Por não conter fibras nem micronutrientes (vitaminas e minerais), podem causar a elevação da pressão arterial.

Biscoitos recheados: Como quase todos os alimentos desse grupo, têm muitas calorias, açúcar e gorduras - e poucas fibras e micronutrientes. A indústria vem tentando reduzir a taxa de gordura trans, um fator de risco para doenças do coração.

Balas, pirulitos e chicletes: São alimentos com pouco ou nenhum valor nutricional e elevado teor de açúcar. Por isso, provocam ganho de peso e cáries. O excesso de açúcar eleva os níveis de colesterol e pode provocar problemas cardíacos.

Chocolate: São alimentos com grande concentração de gordura, ácidos graxos saturados e sódio. Seu consumo excessivo pode causar problemas de saúde, como colesterol alto, excesso de peso e doenças cardiovasculares.

Organização do Lar

As aulas de Organização do Lar oportunizam às alunas conhecerem o funcionamento da “casa”, desde a organização dos ambientes até o serviço de mesa.

Puericultura

As aulas de Puericultura orientam as alunas sobre os cuidados que se deve ter com uma criança em seus primeiros meses de vida, sendo supervisionadas por um profissional da área médica, pediatra.

Etiqueta Social e Profissional

As aulas de Etiqueta proporcionam às alunas o domínio do seu comportamento diante das diversas situações, tornando-se capazes de agir com segurança e de maneira adequada, seja em seu ambiente escolar, social ou profissional.

Na sociedade em ritmo acelerado de hoje, a etiqueta muitas vezes parece uma relíquia dos séculos passados​​. A etiqueta moderna, no entanto, está preocupada com muito mais do que a colocação correta do garfo, permanecendo ainda relevante. A etiqueta tem muito a acrescentar a cada um de nós, norteando-nos através das regras de boas maneiras, tanto na vida pessoal, como na profissional, que servirão para uma melhor conduta perante a sociedade em que vivemos.

Os benefícios do uso da etiqueta estão em tornar o ser humano uma companhia agradável, que consegue posicionar-se com firmeza, segurança e espontaneidade nos diferentes eventos do mundo contemporâneo. Não devemos esquecer que a educação não é um produto que possa ser comprado. É um hábito que se adquire, no dia-a-dia, com prática e observação, e está ao alcance de todos.

Entre as regras básicas de etiqueta, seguem algumas dicas da professora Laísa Palhano:

  • Pontualidade é essencial: Evite chegar atrasado em qualquer evento.
  • Opte por roupas discretas, neutras.
  • Bata na porta, mesmo que esta esteja aberta, e anuncie-se.
  • Ao entrar na sala, cumprimente a pessoa e sente-se, quando for convidado.
  • Preste atenção na conversa, não se distraia; aprenda a ouvir.
  • Não cruze os braços durante uma conversa.
  • Observe a forma com que você se senta: não se atire na cadeira (mesmo se estiver cansado); não se sente na beirada da cadeira; ao sentar-se, esteja bem acomodado, porém ereto e de forma adequada.
  • Use o celular de forma adequada.
  • Cuidado com o material/ conteúdo postado nas redes sociais (Twitter, Facebook, Instagran etc), alguns podem prejudicar sua imagem.
  • Aperto de Mãos: Jamais se deve cumprimentar com a mão mole ou tocando só as pontas dos dedos da outra pessoa. O aperto de mão deve ser firme, demonstrando para a outra pessoa que você tem prazer no contato com ela.
  • Batom: Jamais retocar o batom em mesas de refeição e evitar ao máximo sujar o rosto das pessoas, colarinhos, guardanapos e toalhas de lavabo.
  • Elogio: Ferramenta poderosa que desperta no semelhante a vontade de cooperar. Ele eleva a auto-estima do outro e atenua os efeitos desagradáveis de uma crítica.
  • Fofoca: Nunca será um comportamento de pessoas verdadeiramente elegantes. O profissional que se entrega a ela deixa transparecer que, no mínimo, é um desocupado.
  • Gafe: Atitude ou comportamento que repercute de forma desfavorável no convívio social ou profissional. Geralmente causa constrangimento para quem comete e para quem presencia.
  • Jóias: Juntamente com as bijuterias devem ser discretas. O visual do mundo contemporâneo exige mais discrição nos trajes. A elegância não admite excessos de nenhuma natureza.
  • Lenço: Peça essencial, que deve estar sempre na bolsa da mulher e no bolso do homem. Embora banido e substituído pelos de papel, é um poderoso aliado para proteger as pessoas de tosses, espirros e mãos suadas.
  • Negatividade: Deve ser banida da atitude da pessoa que deseja o sucesso. Aprenda a ser positivo nas palavras, pensamentos e ações. Ninguém gosta de conviver nem empregar uma pessoa resmungona, ressentida e sempre pronta a se queixar e reclamar de tudo e de todos.
  • Óculos escuros: Devem ser retirados quando você conversa com outra pessoa. O interlocutor deve ver os seus olhos. Sempre olhe para as pessoas com quem fala. Quando isso não acontece, a outra pessoa pensa que não tem nenhuma importância para você.
  • Qualidade: Adote para sua vida o principal lema da qualidade: "Hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje". Valorize suas melhorias diárias. Busque sempre seu auto-aprimoramento.
  • Sorriso: Estabeleça como meta dar no mínimo cinco sorrisos por dia. O sorriso é a mais poderosa arma para você fazer amigos e conquistar a simpatia das outras pessoas. No seu cotidiano use-o em abundância, juntamente com o elogio e o agradecimento.
  • Talheres: Aprenda a usar corretamente. "Dize-me como comes e te direi se és elegante e bem-educado".
  • Unhas: Nunca saia de casa com esmalte descascado. Nos pés será sempre preferível o esmalte mais claro. Deixe os vermelhos só para as mãos.
  • Viagens: Saiba conduzir-se com elegância em viagens de avião, navio, ônibus e trens. Escolha a roupa e a bagagem adequadas, não incomode os outros passageiros, seja consciencioso com os tripulantes, informe-se sobre outras culturas e evite gafes internacionais. Viajar é uma excelente forma de ganhar cultura e traquejo.
  • Xícara: Segure sempre pela asa sem deixar o dedo mínimo levantar. Nunca deixe a colher dentro dela, só no pires.

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