Eixo Bilíngue

Ed. Infantil

Coordenação Pedagógica: Luciana Soares

Sendo o domínio da língua inglesa uma necessidade real na atualidade, nossa instituição possui o projeto English for Life, podendo ser chamado também de Inglês para a Vida. A iniciativa consiste em, através das nossas aulas e atividades diversas, dar condições para que os alunos possam adquirir o embasamento necessário para a utilização do idioma, de forma natural, em situações do cotidiano.

Nossa carga horária destinada ao trabalho com o idioma é intensificada, sendo oferecidas 4 aulas semanais, do nível I ao nível IV, cujo objetivo macro é writing, speaking, listening and Reading, sendo enfatizada, de maneira mais pontual, a oralidade. Nessa perspectiva, trabalhamos cotidianamente com flashcards (cartões que favorecem a comunicação através da visualização do educando e verbalização da professora), story telling (contação de história através de imagens e materiais concretos), special day (aula diferenciada na qual o aluno terá contato com uma música ou vídeo relacionado ao que está sendo estudado).

Como algo de extrema importância para a imersão em uma segunda língua, o aspecto cultural não é esquecido, e sim evidenciado, sendo proporcionado aos nossos alunos o estudo e a comemoração de algumas datas, além do trabalho com a mascote, visando a aproximação da língua com o cotidiano do aluno, nas séries iniciais.


Fundamental I

Sendo o domínio da língua inglesa uma necessidade real na atualidade, nossa instituição possui o projeto English for Life, podendo ser chamado também de Inglês para a Vida. A iniciativa consiste em, através das nossas aulas e atividades diversas, dar condições para que os alunos possam adquirir o embasamento necessário para a utilização do idioma, de forma natural, em situações do cotidiano.

Nossa carga horária destinada ao trabalho com o idioma é intensificada, sendo oferecidas 4 aulas semanais (1º ao 4º ano) e 3 aulas semanais (5º ano), cujo objetivo macro é writing, speaking, listening and reading. Nessa perspectiva, trabalhamos cotidianamente com flashcards (cartões que favorecem a comunicação através da visualização do educando e verbalização da professora), story telling (contação de história através de imagens e materiais concretos), special day (aula diferenciada na qual o aluno terá contato com uma música ou vídeo relacionado ao que está sendo estudado), spelling bee (competição de soletrando).

A exposição do aluno à língua vai aumentando gradativamente, iniciando com 50% da aula em língua inglesa e findando o ano letivo com, no mínimo, 70% de exposição, entendendo o code-switching, o fato de recorrer à língua materna quando não se recorda um vocábulo da 2ª língua, como um procedimento natural.

Como algo de extrema importância para a imersão em uma segunda língua, o aspecto cultural não é esquecido, e sim evidenciado, sendo proporcionado aos nossos alunos o estudo e a comemoração de algumas datas, o trabalho com a mascote, visando a aproximação da língua com o cotidiano do aluno. Além disso, o trabalho com músicas atuais e com clássicos, como Beatles, é relevante.


Fundamental II

Partindo do princípio de que os alunos adquiriram na Educação Infantil e Fundamental I um significativo acervo linguístico, desenvolvendo uma relevante habilidade comunicativa, no Ensino Fundamental II é evidenciado o letramento em língua inglesa.

Propiciamos ao educando o contato com o idioma durante 2 horas semanais, nas quais eles serão expostos a estratégias que visam aprimorar habilidades já trabalhadas nos anos iniciais, tais como writing, speaking, listening and reading, com um olhar mais crítico de leitura e interpretação, assim como é solicitado em diversos concursos nacionais. Além disso, proporcionamos também o contato com diversos gêneros textuais, a partir dos quais os alunos vão sendo questionados, de maneira mais diretiva, acerca da reflexão sobre o que foi discutido/lido.


Ensino Médio

Partindo do princípio de que os alunos adquiriram na Educação Infantil e Fundamental I um significativo acervo linguístico, desenvolvendo uma relevante habilidade comunicativa, no Ensino Médio é evidenciado o letramento em língua inglesa.

Propiciamos ao educando o contato com o idioma durante 2 horas semanais, nas turmas de 1ª e 2ª séries, e 1 hora semanal, na 3ª série, tempo em que eles serão expostos a estratégias que visam aprimorar habilidades já trabalhadas nos anos iniciais, tais como writing, speaking, listening and reading, com um olhar mais crítico de leitura e interpretação, assim como é solicitado em diversos concursos nacionais. Também proporcionamos o contato com diversos gêneros textuais, a partir dos quais os alunos vão sendo questionados, de maneira mais diretiva, acerca da reflexão sobre o que foi discutido/lido.

Voltar

Redes Sociais

Escola Doméstica Avenida Hermes da Fonseca, 789. Tirol, 59015-001 - (84) 3215-2900

Henrique Castriciano Rua Prefeita Eliane Barros, 2000. Tirol, 59014-540 - (84) 3215-2916