Estrutura Organizacional

Dentro do Complexo de Ensino, as duas instituições de educação básica - ED e HC – têm uma estrutura organizacional presidida pela Liga de Ensino do Rio Grande do Norte como mantenedora.

No Complexo, o sistema de gestão é democrático e participativo, no qual é estabelecido um elo de participação responsável de todos os envolvidos no processo pedagógico das Escolas.

Existe a presença da liderança democrática, sem indícios de chefia autoritária, na qual o processo de participação dos alunos tem seu espaço garantido. Colocar o aluno no centro do processo de ensino, como sujeito da construção de sua aprendizagem, significa compreender que são as pessoas que constroem conhecimentos, atitudes e valores. A construção do conhecimento é sempre um processo dialético de invenção e descoberta e o aluno é o produtor do seu conhecimento.

Acreditamos que a gestão escolar democrática contribua, efetivamente, para o processo de construção da cidadania emancipadora, do ato pedagógico, centrado no conhecimento, interativo, interpessoal, participativo e democrático, uma vez que compreendemos gestão como um processo político administrativo contextualizado que organiza, orienta e viabiliza a prática social da educação, e a plenitude dos ideais da educação com qualidade, para todos.

A concepção de conhecimento assumida pela Escola Doméstica de Natal e pelo Complexo Educacional Henrique Castriciano implica uma relação de ensino-aprendizagem dialética. A dinâmica da sala de aula privilegia o diálogo permanente, a investigação, a seleção e organização de dados e informações e a análise de evidências, as quais propiciam aos alunos experimentarem muitas possibilidades de trocas e descobertas, a adotarem uma postura de questionamento frente à ciência e a ampliarem seu universo de conhecimentos.

Neste processo, professor e aluno têm papéis preponderantes. O professor exerce a liderança pedagógica, assumindo a mediação entre sujeito e objeto da aprendizagem, a fim de colocar o aluno no centro da ação educativa. O professor propõe desafios e tarefas através de questionamentos, problematizações, investigações, levantamento de hipóteses, sistematizações e conclusões, possibilitando o aluno a mobilizar diversos tipos de recursos cognitivos. As intervenções do professor são intencionalmente planejadas, contemplando a adoção de estratégias apropriadas, a observação individual, a discussão em grupos, a comparação e a reflexão analítica.

Ao aluno cabe o exercício do esforço intelectual, a explicitação de suas dúvidas e de seu raciocínio, assim como a tomada de consciência de suas maneiras de aprender, a partir das diversas proposições feitas pelo professor. Dessa forma, a aprendizagem do aluno é um processo reflexivo, de construção de sentidos e significados na sua relação com os objetos do conhecimento.

Assim, os alunos que convivem nesse espaço educativo percebem que estão vivendo a práxis de um currículo de ações com posturas de participação coletiva entre seus membros. Neste contexto, o sucesso escolar é visível, porque as pessoas da comunidade educativa passam a desempenhar um papel de cidadãos de direitos e deveres dentro da escola.

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Henrique Castriciano Rua Prefeita Eliane Barros, 2000. Tirol, 59014-540 - (84) 3215-2916