Escoteiros

No Complexo Educacional Henrique Castriciano, o 52º Grupo de Escoteiros Henrique Castriciano funciona na Sede Campestre das escolas ED/HC, todos os sábados, das 14h às 17h30min.

O diretor de Escotismo, Neto Varela, está à disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento, através do telefone: 91030036.

Em 2017, comemoraremos o Centenário do Escotismo Potiguar. Por isso, este ano, a agenda ED-HC faz uma homenagem ao movimento escoteiro do RN, contando um pouco da sua história.

Conheça uma pouco mais sobre o escotismo!

No dia 23 de abril, é comemorado no mundo inteiro o "Dia Mundial do Escoteiro", em homenagem ao padroeiro dos escoteiros: São Jorge. Ele é conhecido como um santo guerreiro, uma vez que foi soldado de cavalaria, e logo cedo ficou conhecido por sua bravura.

O Escotismo foi fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907. É um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e procura, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, além de tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Promessa escoteira

A promessa escoteira sintetiza o embasamento moral do Movimento Escoteiro. No momento da Promessa, os membros do Movimento se comprometem, voluntariamente, a se conduzirem de acordo com a orientação moral do Movimento, reconhecendo a existência de deveres que têm de ser cumpridos. Os elementos da Promessa Escoteira estão contidos nos Princípios do Movimento Escoteiro.


Lei escoteira

Conceitos inerentes à Lei Escoteira: Honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e auto-confiança.

Quando Baden-Powell idealizou a Lei Escoteira, decidiu não estabelecer leis proibitivas, mas conceitos para formação de pessoas benévolas, para que, desta forma, o jovem escoteiro tivesse onde se espelhar e pudesse se orientar.

confira mais informações sobre os escoteiros clicando aqui.

Endereço do blog : http://escoteirosdohc.blogspot.com.br/
www.escoteirosrn.org.br ( RN )
www.escoteiros.org.br ( Brasil )

Voltar

Redes Sociais

Escola Doméstica Avenida Hermes da Fonseca, 789. Tirol, 59015-001 - (84) 3215-2900

Henrique Castriciano Rua Prefeita Eliane Barros, 2000. Tirol, 59014-540 - (84) 3215-2916