Ex-alunos

Ex-aluno ED ou HC, clique aqui e faça já o seu cadastro no nosso banco de dados e receba mensagens e notícias on-line.

Associação das ex-alunas da Escola Doméstica de Natal - AEED

A Associação da Ex-alunas da Escola Doméstica de Natal nasceu a partir do posicionamento brilhante de D. Noilde Pessoa Ramalho, em dar continuidade à Instituição através do convívio contínuo com suas Ex-alunas dentro da Escola e na vida social da cidade, para que o elo de amor à Instituição e zelo por sua tradição continuasse através das gerações.

No 1º de setembro de 1945, dia em que se comemora o aniversário de fundação da Escola, D. Noilde funda definitivamente a AEED, estabelece esse dia como o “dia da Ex-aluna” e define seus principais e inerentes objetivos:

Zelar pelo nome e tradição da Escola Doméstica.

Aproximar as Ex-alunas à sua segunda casa.

Fortalecer os laços de amizade, fraternidade e solidariedade entre elas.

Dar apoio moral, intelectual e social à Instituição.

Promover o bem estar das Ex-alunas.

A AEED é uma Organização sem fins lucrativos, com Estatuto e Diretoria registrada em Cartório a partir do ano de 1953. Possui três principais áreas de atuação:

  • - Social
  • - Cultural
  • - Assistencial

A presidente seguinte, Eliane Barros Fagundes, que após cumprir seu mandato, foi substituída por Margarida Ramalho Moreira. Ela deu início ao pagamento das anuidades à Associação. Na sua gestão, a Assembleia Legislativa do Estado e conhece a Instituição como de utilidade pública, tendo direito a receber recursos públicos.

A sua sucessora foi Ilnah Mesquita, sendo sucedida por Yedda Moura de Carvalho.

A presidente seguinte, Eliane Barros Fagundes, que após cumprir seu mandato, foi substituída por Margarida Ramalho Moreira. Ela deu início ao pagamento das anuidades à Associação. Na sua gestão, a Assembléia Legislativa do Estado, reconhece a Instituição como de utilidade pública, tendo direito a receber recursos públicos.

A professora Sônia Câmara sucede à Margarida Ramalho. Na sua gestão, foi instituída a data 1º de Maio como o dia da Páscoa da Ex-aluna.

Em 2007, assume a presidência da AEED a professora Sônia Fernandes que, junto com sua diretoria, lança a revista Todas as Cores. Sônia permanece no cargo até 31 de agosto de 2010.

Em 1º de setembro deste mesmo ano, D. Noilde Pessoa Ramalho, como Presidente de honra da AEED, passa a presidência à Márcia Guimarães Marinho, que forma uma excelente equipe, e, com menos de três meses de atuação, sofre o terrível impacto da partida de sua maior incentivadora, apoiadora e motivadora, a eterna Diretora D. Noilde Ramalho.

À partir daí, a AEED desenvolve um intenso trabalho, sem medir esforços, de resgate às Ex-alunas de várias gerações de volta à ED, mantendo acesa entre elas a chama do amor à memória de D. Noilde e à Escola Doméstica de Natal!

Foram realizados muitos eventos, passeios e atividades nas áreas social, cultural e assistencial. Entre todos, os mais marcantes foram os eventos alusivos ao centenário da escola – ED 100 ANOS COM VOCÊ –, organizados e realizados pela AEED:

  • - Tarde Cultural e Literária
  • - Baile Azul e Branco
  • - CarenED

A AEED continua com as atividades direcionadas às Ex-alunas, todas as terças-feiras, na própria Escola Doméstica de Natal:

  • - Ensaio do Coral Noilde Ramalho
  • - Grulio de Dança Margarida Cabral
  • - Bazar Chicuta Nolasco de trabalhos manuais
  • - A gestão de Márcia Guimarães Marinho permanece até os dias atuais.

As Ex-alunas incorporaram o dia 1º de setembro em suas vidas, de uma tal forma que as suas próprias famílias se mobilizam para que elas não faltem nunca ao encontro que a AEED realiza neste dia. É uma volta no tempo... às salas de aula, aos corredores brancos, impregnados de conhecimentos e lições preciosas para a vida, e aos jardins dos sonhos...As amizades estruturadas neste chão permanecem e se renovam anualmente a cada encontro na Escola Doméstica de Natal.

Como diz o nosso Hino da Despedida:

“...que a saudade é como

um fio, de veludo ou de retroz, não nos separa como um rio...nos ligará mais e mais...

A Associação das Ex-alunas da Escola Doméstica de Natal é um força, é a memória viva da Instituição!

Ex-aluno ED ou HC, faça já o seu cadastro no nosso banco de dados e receba mensagens e notícias on-line.

Digite o código abaixo: 7936

Voltar

Redes Sociais

Escola Doméstica Avenida Hermes da Fonseca, 789. Tirol, 59015-001 - (84) 3215-2900

Henrique Castriciano Rua Prefeita Eliane Barros, 2000. Tirol, 59014-540 - (84) 3215-2916